Inverno 17 – Isolda

por Vila Konceito

10

mar

2017

Bom dia…

A nova coleção de Inverno 2017 da Isolda viaja no passado e aporta na Bahia dos séculos 18 e 19 para explorar o auge de sua riqueza colonial e influência africana, presentes até hoje na cultura baiana e no sangue das criadoras da grife, Juliana Affonso Ferreira e Maya Pope.

A dupla, que cresceu na região, mais especificamente na rua do Jacarandá no Horto Florestal, em Salvador, também abre seu baú de memórias para trazer à tona referências de infâncias para a temporada. As brincadeiras na rua repleta de buganvílias, o sobre e desce nos pés de manga e as divertidas tranças “tererês” que faziam nos cabelos hoje estampam peças em lindos desenhos aquarelados. A verdade tropical do estado mais vibrante do país, o colorido suave das praias e do mar, a força do folclore e os perfumes da cozinha temperada de magia também entram no tabuleiro das baianas, além de belas imagens de dois fotógrafos fundamentais para o entendimento da cultura negra no Brasil e no mundo, o francês Pierre Verger e Seidou Keïta, do Mali.

Seda, organza, crepe, linho, algodão e couro são a base da coleção que traz uma estética leve em calças, saias, vestidos e blusas ultra femininas. Detalhes artesanais e tecidos exclusivos imprimem delicadeza, elegância e originalidade – fatores fortemente presentes no DNA da marca. O brocado dourado e vinho e as franjas revelam produções ricas e muito especiais em referência aos orixás, a renda richelieu em puro linho remete às mulheres baianas que costumam usar branco às sextas-feiras pela influência do Candomblé e por sinalizar a paz.

Outras marcas registradas da Bahia aparecem na coleção como as pintinhas da galinha d’angola, as folhas tropicais nos brocados e os tradicionais ourives que se basearam na cultura afro para desenvolver as “jóias de crioulas”, balangandãs e talismãs em ouro, prata e outros metais preciosos carregados de todo simbolismo místico da África.

 

2

3

4

5

6

7

9

10

11

12

13

14

16

Espalhe na rede:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>